logo

» Abolitio Criminis é o tema do STJ No Seu Dia desta semana

Publicado em: 14 de maio de 2022



O podcast STJ No Seu Dia desta semana traz uma conversa com Ricardo Viula, assessor da Secretaria de ##Comunicação## Social do Superior Tribunal de Justiça (STJ), sobre abolitio criminis – expressão latina usada no direito penal que significa a extinção do crime por uma lei superveniente.

No bate-papo com os jornalistas Fátima Uchôa e Thiago Gomide, Viula detalha a reportagem especial que escreveu sobre o assunto e que foi publicada no site do tribunal. Nela, são apresentadas as principais decisões do STJ em relação ao instituto da abolitio criminis, compiladas pela corte nas publicações Jurisprudência em Teses e Pesquisa Pronta.

O assessor conta que o Estatuto do Desarmamento é um dos temas que mais provocaram discussão sobre a abolitio criminis no STJ. “No âmbito da revogação de norma penal, o questionamento mais comumente feito ao Tribunal da Cidadania diz respeito ao termo final da abolitio criminis temporária instituída pelo Estatuto do Desarmamento para que os possuidores e proprietários de armas de fogo em situação irregular providenciassem o seu registro”, destaca.

Na entrevista, também são relembradas decisões do STJ nas quais se discutiu o reconhecimento da abolitio criminis em casos relacionados a crimes contra a dignidade sexual, Lei de Drogas, delitos contra a honra por meio de imprensa, embriaguez ao volante, desmatamento de área de preservação permanente, entre outros.

STJ No Seu Dia

O podcast traz, semanalmente, um bate-papo com o redator de uma reportagem especial sobre a jurisprudência da corte. As matérias são publicadas todo domingo no site do STJ, abordando questões institucionais ou jurisprudenciais.

Produzido pela Coordenadoria de TV e Rádio do tribunal, o STJ No Seu Dia é veiculado às sextas-feiras, das 14h30 às 14h45, na Rádio Justiça (104,7 FM – Brasília). Também está disponível nas plataformas Spotify e SoundCloud.

Fonte:STJnotícias


Compartilhar:


  • Endereço:

    Rua Desembargador Ignácio Guilhon, n.º 85, 1º andar, Campina, Belém/PA. CEP 66015-350.

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA