Publicado em: 25 de junho de 2018
Nota à sociedade
O Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará – SINDJU-PA, vem a público comunicar que a partir das 0:00h do dia 28 de junho de 2018 os servidores do Tribunal de Justiça Estadual iniciarão movimento grevista por tempo indeterminado.
A medida se fez necessária pois a Administração do Tribunal, de forma intransigente e infundada, insiste em não reconhecer as perdas salariais decorrentes da falta de reposição inflacionária do período 2015-2016, quando a inflação registrada na data base (1º de maio) foi de 9,28%, e os salários foram corrigidos em apenas 2%, gerando uma defasagem da ordem de 7,03% desde então.
Cabe lembrar que os servidores já vinham paralisando as atividades nas quartas-feiras que antecederam à greve, como forma de sinalizar para o Tribunal de Justiça e para a sociedade que não abririam mão do reconhecimento do direito em causa.
O sindicato buscou promover o diálogo a todo momento, apresentando inclusive proposta de parcelamento do valor devido, mas não houve abertura do diálogo por parte da presidência do Tribunal, que condiciona o reconhecimento das perdas salariais à previsão orçamentária para o próximo ano.
Salário é verba alimentar e os servidores não irão admitir a diminuição real dos seus vencimentos enquanto sabem que há gastos excessivos na ordem de R$ 30 milhões com cargos comissionados e funções gratificadas no segundo grau, bem como estudo que aponta a possibilidade de economia de R$ 14 milhões com a racionalização da estrutura do apoio indireto, que concentra 68% das funções gratificadas.
ReaJUSTO, já!