logo

» O SINDJU NA LUTA DOS TRABALHADORES

Publicado em: 1 de maio de 2018



Desde o final do século XIX o 1º de Maio ficou marcado como Dia do Trabalhador. Num momento em que os trabalhadores brasileiros estão tendo seus direitos liquidados, sob forte ameaça institucional de retrocessos, é importante relembrar a origem e o significado dessa data.

Em 1886, a cidade de Chicago, um dos principais polos industriais dos Estados Unidos, foi palco de importantes manifestações operárias. No dia 1° de maio, iniciou-se uma greve por melhores salários e condições de trabalho, tendo como bandeira prioritária a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Os jornais a serviço das classes dominantes, imediatamente se manifestaram afirmando que os líderes operários eram cafajestes, preguiçosos e canalhas. No dia 3 de maio, a greve continuava, e na frente de uma das fábricas, a polícia matou seis operários, deixando 50 feridos e centenas de presos. No dia 4, houve uma grande manifestação de protesto e os manifestantes foram atacados por 180 policiais, que ocasionaram a morte de centenas de pessoas. Foi decretado “Estado de Sítio” e a proibição de sair às ruas. Milhares de trabalhadores foram presos, muitas sedes de sindicatos incendiadas e residências de operários foram invadidas e saqueadas. Os principais líderes do movimento grevista foram condenados à morte na forca. Spies, Parsons, Engel e Fisher foram executados no dia 11 de novembro de 1886, enquanto que Lingg, também condenado, suicidou-se.

Em 1891, no 2° Congresso da Segunda Internacional, realizado em Bruxelas, foi aprovada a resolução histórica de estabelecer 1° de MAIO, como um “dia de festa dos trabalhadores de todos os países, durante o qual os trabalhadores devem manifestar os objetivos comuns de suas reivindicações, bem como sua solidariedade”.

No Brasil, as comemorações do 1° de MAIO, também estiveram relacionadas à luta por melhores salários e pela redução da jornada. A primeira manifestação registrada ocorreu em Santos, em 1895. A data foi consolidada, quando um decreto presidencial estabeleceu o 1° de MAIO como feriado nacional, em 1925. A efeméride ganhou status de “dia oficial”, quando Getúlio Vargas era Presidente da República. Ele aproveitou o dia para anunciar, em anos diferentes – fruto de intensas lutas dos trabalhadores e trabalhadoras – os reajustes de salários mínimos e a redução da jornada.

Ainda nos dias atuais o senso comum, sob o manto da ideologia das classes dominantes em nosso país, despreza essa data e considera as organizações dos trabalhadores como supérfluas. Muitas lideranças sindicais são vilipendiadas e às vezes ridicularizadas. Tudo isso para manter a fragilidade daqueles que dependem exclusivamente da sua força de trabalho para sobreviver e que são obrigados a mercadeja-la com empregadores que a subvalorizam e exploram. Por isso a importância de valorizarmos o 1º de Maio como um dia de mobilizações e de lutas de todos os trabalhadores.

Nós do SINDJU estaremos participando do Ato Público convocando pelas Centrais Sindicais e Federações que acontecerá na Praça da República a partir das 9h, compromissados com o fortalecimento das organizações sindicais, com o enfrentamento do retrocesso das retiradas de direitos e com avanço em nossas conquistas. Por isso convocamos todos os servidores do Judiciário paraense para se aliarem aos demais segmentos dos trabalhadores no fortalecimento dessa luta que é de todos nós!

SINDJU Pará


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA