Publicado em: 8 de março de 2018
O Sindicato dos Funcionários do Judiciário do Estado do Pará (SINDJU-PA) parabeniza hoje todas as mulheres servidoras do Tribunal de Justiça do Estado do Pará (TJ-PA) pelo Dia Internacional das Mulheres Trabalhadoras – 8 de março – e pelo trabalho que desempenham no dia-a-dia com qualidade. O SINDJU destaca o papel vital que as mulheres tiveram e estão tendo desde o movimento Reajusto até a retomada do sindicato. Sempre presentes nas fileiras da luta por melhorias para a categoria. Aproveitamos para relembrar a luta pela igualdade de gêneros e as conquistas históricas da segunda metade do século XIX das mulheres que reivindicavam, principalmente nos Estados Unidos e Europa, melhores condições de trabalho, direitos sociais e políticos.
A data sempre esteve marcada por eventos marcantes na história da luta das trabalhadoras em todo o mundo. No dia 8 de março de 1857, trabalhadores de uma indústria têxtil de Nova Iorque fizerem greve por melhores condições de trabalho e igualdades de direitos trabalhistas para as mulheres. O movimento foi reprimido com violência pela polícia. Já na mesma dia do ano de 1908, trabalhadoras do comércio de agulhas de Nova Iorque, fizeram outra manifestação para lembrar o movimento de 1857 e exigir o voto feminino e fim do trabalho infantil. Este movimento também foi duramente reprimido pelos órgãos de segurança.
Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres Socialistas na Dinamarca, uma resolução para a criação de uma data anual para a celebração dos direitos da mulher foi aprovada por mais de cem representantes de 17 países. O objetivo era honrar as lutas femininas e, assim, obter suporte para instituir o sufrágio universal em diversas nações.
Em 1945, a Organização das Nações Unidas (ONU) assinou o primeiro acordo internacional que afirmava princípios de igualdade entre homens e mulheres. Nos anos 1960, o movimento feminista ganhou corpo, em 1975 comemorou-se oficialmente o Ano Internacional da Mulher e em 1977 o “8 de março” foi reconhecido oficialmente pelas Nações Unidas.