logo

» AGE avalia mobilização da categoria e decide pelo fim do movimento grevista

Publicado em: 11 de novembro de 2024



Assembleia Geral Extraordinária debate avanços e obstáculos na luta por condições justas de trabalho, com foco em teletrabalho e apoio à base no interior

Na última terça-feira, 7, o SINDJU realizou uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) online que reuniu mais de 120 servidores e servidoras para avaliar o andamento das ações em torno da luta pelo novo PCCR. A AGE discutiu o reforço das mobilizações, os desafios enfrentados pela categoria e novas estratégias para fortalecer a defesa dos direitos da categoria.

A mobilização pela aprovação do novo PCCR, que incluiu caravanas pelas comarcas do interior para envolver a base, encontrou eco positivo na categoria, refletido no aumento nas filiações e na unidade em torno da pauta. “A adesão mostra que a categoria está cada vez mais engajada na luta, compreendendo a importância de estarmos juntos para garantir nossas conquistas,” declarou Danyelle Martins, Presidente do SINDJU.

Durante a AGE, foi abordada também a crescente preocupação com o teletrabalho, implementado em diversas áreas do Judiciário. Segundo relatos, a prática trouxe desigualdades em relação a metas e remuneração, entre aqueles que trabalham remotamente e os que continuam no regime presencial. Muitos participantes expressaram que o teletrabalho tem gerado sobrecarga e alienação. “É urgente que o sindicato trate dessas questões e esclareça as condições do teletrabalho para que todos tenham direitos iguais,” pontuaram vários servidores.

Foi mencionada também a implementação da ferramenta Gestele, que visa monitorar as horas e metas dos servidores e gerou apreensão entre aqueles que trabalham remotamente. A falta de clareza nas regras, especialmente sobre o uso do sistema para servidores presenciais e remotos, tem sido alvo de críticas. Além disso, a responsabilidade de providenciar internet, computador e mobiliário a suas expensas aumentou o custo pessoal dos trabalhadores remotos, levando muitos a repensar os termos do regime.

No bojo das discussões, dirigentes e servidores também destacaram as vitórias, fruto da mobilização e da união da categoria. Ficou clara a necessidade de dar continuidade à luta, com foco nas demandas emergentes, especialmente em relação às condições de trabalho no regime de teletrabalho e à valorização dos trabalhadores do interior.

Durante a assembleia, destacou-se também a importância de envolver mais os analistas judiciários nas discussões e ações sindicais, observando que parte desse grupo tem estado mais distante da luta. Ressaltou-se a necessidade de que o sindicato desenvolva ações para fortalecer o vínculo com esses profissionais, de modo que se sintam beneficiados e representados na luta da nossa categoria.

A luta contra o assédio foi apontada como uma das pautas prioritárias para o próximo ano, assim como algumas questões que ficaram de fora da atualização do PCCR – com destaque para as demandas dos analistas, desvio de função, diretores de secretaria entre outras.

De forma imediata, a categoria decidiu encerrar o movimento grevista, e para 2025, o encaminhamento foi que o sindicato continue trabalhando no fortalecimento da união da categoria, inclusive com uma grande campanha de sindicalização. Foi anunciada também a realização da confraternização da categoria, marcada para o próximo dia 8 de dezembro. O SINDJU parabeniza todos os servidores e servidoras que, de alguma forma, integraram o movimento grevista, seja de forma presencial ou online, na capital ou nas comarcas do interior. Juntos somos gigantes.


Compartilhar:


  • Endereço:

    Tv. Joaquim Távora, 327 – Cidade Velha, Belém – PA, 66020-340

  • Entre em contato:

    renovasindju@gmail.com

    contato@sindju.org.br

    Telefone: (91) 3038-6503

    whatsapp: (91) 98408-6554

  • Todos Direitos reservados | SINDJU-PA