Publicado em: 1 de novembro de 2023
Sindicato pede definição clara de responsabilidades em meio à virtualização do sistema judiciário
No dia 17 de outubro, o SINDJU tomou uma iniciativa crucial ao protocolar documentos que destacam a necessidade de definir claramente as atribuições específicas dos cargos de atendente, auxiliar e analista judiciários. Nesse cenário de rápida transição do sistema judiciário para a virtualização de processos, que tem alterado profundamente a forma de operação do sistema judiciário, incorporando avanços tecnológicos e sistemas administrativos essenciais para a eficiência no trabalho dos profissionais, surgiram dúvidas sobre as responsabilidades de cada cargo.
O principal objetivo é que o TJ dê orientações claras sobre quais tarefas competem a cada um dos cargos, levando em consideração a operação dos sistemas e as ferramentas usadas nas atividades finais, destacando também as previsões legais que sustentam essas divisões de responsabilidades.
Outro ponto central dos pedidos é a criação de uma lista que apresente todos os atendentes e auxiliares ativos no TJPA, indicando suas áreas de atuação. Além disso, devem conter informações sobre remuneração e descrição dos direitos adquiridos, informações centrais para fundamentar a proposta de alteração do PCCR.
O SINDJU, representando os servidores do PJ, expressa sua confiança no avanço do diálogo com a administração do Tribunal, e reforça seu compromisso em garantir e expandir os direitos dos membros da categoria, reconhecendo a clareza nas atribuições de cada cargo e a adaptação do PCCR como etapas fundamentais para assegurar que os servidores desempenhem suas funções de maneira eficaz em um ambiente de trabalho cada vez mais virtual.
Em um cenário de mudanças e desafios, os servidores do TJPA demonstram força e união, e o SINDJU continua trabalhando incansavelmente para promover os interesses da categoria. O recado é claro: “Somos fortes, somos SINDJU e JUNTOS SOMOS GIGANTES!” Este pedido de esclarecimento é mais uma prova desse compromisso e determinação em garantir um ambiente de trabalho justo e eficiente para todos os servidores do TJPA.