Publicado em: 22 de junho de 2022
Contando com 14 varas cíveis e criminais, a Comarca de Santarém reúne 226 servidores, sendo a segunda Comarca no Pará em número de varas, atrás apenas da Capital Belém.
Além de Santarém, a Comarca atende também os municípios de Belterra e Mojuí dos Campos. E a equipe multidisciplinar do município atende uma extensa região, cortada por rios, e cidades como Juruti, Óbidos, Oriximiná, Alenquer, Prainha e uma enorme região na zona rural. Na cidade, o SINDJU tem representação, por meio da Delegada Sindical Ana Paula Sobrinho, analista judiciária.
Santarém não carrega o título de Pérola do Tapajós à toa: conta com ótima localização, é cercada por praias e possui níveis controlados de criminalidade. É uma terra boa de se viver!
No entanto, infelizmente, ainda conta com pouca estrutura do Judiciário e enfrenta problemas sérios no prédio do fórum, como por exemplo, a falta sistemática no fornecimento de água. Além disso, a sede aguarda há um ano a finalização do remanejamento das salas por conta da instalação das UPjs.