Publicado em: 13 de maio de 2022
A Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam) realizará, na próxima segunda-feira (16), às 10h, o encerramento do curso Conhecer Acessível: Teorias e Práticas da Inclusão. Os palestrantes Romeu Sassaki, doutor honoris causa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e Marcos Pellegrini, professor e consultor em Tecnologias Assistidas e Políticas Inclusivas, falarão, respectivamente, sobre “Inclusão: por onde podemos trilhar” e “A dicotomia entre o simples e o complexo nas atividades diárias”.
O encontro acontecerá on-line no canal da Enfam no YouTube.
O curso foi idealizado pela Enfam e teve apoio da Escola do Poder Judiciário de Roraima (Ejurr) e da Rede de Acessibilidade. As palestras foram destinadas a magistrados e a servidores das escolas judiciais e das de magistratura dos tribunais federais e estaduais. Também foram realizados três workshops que buscaram informar e sensibilizar sobre a causa da pessoa com deficiência (PcD).
Durante os encontros, especialistas apresentaram práticas voltadas à inclusão na busca conjunta da implementação de uma política de acessibilidade nas escolas judiciais e nas de magistratura. A ação educativa trouxe experiências acessíveis e inclusivas que foram discutidas como prática educacional e encaminhadas como exemplos mais amadurecidos de inclusão para difusão como aprendizado organizacional.
Participaram da formação magistrados de todos os tribunais do país e membros de todas as escolas judiciais. As palestras estão disponíveis no canal da Enfam e podem ser acessadas por qualquer pessoa que tenha interesse no assunto.
As 20 palestras contaram com os principais recursos de acessibilidade digital, entre elas intérprete de libras, legendas abertas e audiodescrição. Todas estão disponíveis numa playlist no YouTube da Enfam:
Relatos de uma deficiência – Ethel Rosenfeld (professora especializada na Educação de Pessoas com Deficiência Visual);
Política de acessibilidade para a pessoa com deficiência – Marta Gil (socióloga e consultora na área da Inclusão de Pessoas com Deficiência).
Radiografia da educação brasileira: por uma escola justa – Pedro Demo (sociólogo)
A experiência com selo digital de acessibilidade – Cid Torquato (ICom Libras)
Panorama do Judiciário – Felipe Resende Sabino (servidor do Conselho Nacional de Justiça)
A inclusão na perspectiva da arte – Fernando Kimura (professor convidado da ESPM)
A construção da Rede de Acessibilidade na Administração Pública – Valéria Ribeiro (servidora do Tribunal de Contas da União) e Adriana Jannuzzi (servidora da Câmara dos Deputados)
Novas mídias e identidades – Luís Mauro Sá Martinho (professor de Comunicação da Casper Líbero)
Corpos e mídia – Norval Baitello Júnior (professor de Comunicação da PUC/SP)
O que é deficiência – Izabel Maria de Loureiro Maior (professora de Medicina da UFRJ)
A luta histórica da pessoa com deficiência – Emílio Figueira (psicólogo e jornalista)
Empatia como prática: quem cabe no seu todos? – Claudia Werneck (escritora e jornalista. Fundadora da ONG “Escola de Gente”)
Juízos sobre educação inclusiva – Maria Teresa Eglér Mantoan (professora de Educação da Unicamp)
Sustentabilidade e acessibilidade – Jorge Amaro Bueno (especialista em Políticas Públicas)
Desenho Universal – Rodrigo de Camargo Credidio (Goodbros Acessibilidade)
Gestão da acessibilidade – Manuel Augusto Oliveira Aguiar (consultor de Acessibilidade e Inclusão)
Tecnologias assistivas – Andrea da Silva Miranda (professora de Educação da Universidade Federal Rural do Amazonas) e Guilherme de Azambuja Lira (consultor da Tecassistiva)
Como pensar as acessibilidades – Libras, audiodescrição e legendas – Patrícia Tuxi (professora de Linguística da UnB); Helena Santiago Vigata (professora de Tradução da UnB), Vera Lúcia Santiago Araújo (professora de Linguagem da UECE)
O olhar profissionalizante do Senai – Adriana Barufaldi (especialista em Psicopedagogia)
As experiências das APAEs – Emprego assistido – Cecília Gomes Muraro Alecrim (psicóloga e educadora)
Programa transversal da UFMG – Teresinha Cristina da Costa Rocha (professora de Educação da UFMG)
Fonte:STJnotícias