Publicado em: 23 de novembro de 2021
Os diretores do Sindicato dos Funcionários do Tribunal de Justiça (SINDJU-PA) participaram na tarde desta segunda-feira (22) de protesto no Aeroporto Internacional Júlio Cezar Ribeiro, em Val-de-Cans, Belém, juntamente a outros sindicatos e associações contra a PEC 32, conhecida como a Reforma Administrativa. Esse foi mais um ato das entidades no aeroporto para pressionar os parlamentares que viajam para Brasília.
O SINDJU foi um dos fundadores do Fórum Paraense em Defesa do Serviço Público e Contra a Reforma Administrativa, que congrega diferentes entidades como o Sindifisco-PA, Sindireceita, Andes – Sindicato Nacional, CSP Conlutas, Sisemppa, Sindiifes, Sintprevs-Pa e as associações como o ASSIBGE.
A PEC 32/20 traz vários prejuízos para o serviço público e para a sociedade, como: possibilidade de contratação de temporários, inclusive na atividade-fim; ameaça os cargos dos servidores; possibilidade de redução da jornada de trabalho e da remuneração; possibilidade de demissão do servidor sem trânsito em julgado, ou seja, com a PEC o servidor poderá ser demitido com uma decisão colegiada no 2º grau na Justiça, entre outras perdas. Outro prejuízo é a demissão de servidores que ocupem cargos considerados obsoletos que poderão ser extintos.
A diretoria do SINDJU se manterá atuante contra a PEC 32 – Reforma Administrativa em parceria com outras entidades e categorias para impedir os prejuízos ao povo brasileiro e aos servidores públicos do judiciário paraense.