Publicado em: 16 de agosto de 2017
A presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Laurita Vaz, participou nesta quarta-feira (16) da entrega dos troféus Dom Quixote e Sancho Pança, em cerimônia realizada no Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
A ministra destacou a trajetória do jornalista Orpheu Salles, idealizador do prêmio, falecido em 16 de agosto de 2016. Ela lembrou que recebeu o prêmio em duas ocasiões.
“É uma distinção que ocupa lugar privilegiado na minha estante e uma lembrança permanente do compromisso assumido pelo magistrado para com a sociedade”, afirmou.
A premiação, organizada pela revista Justiça & Cidadania, reconhece anualmente personalidades que se destacam na luta em defesa da ética, da moral e dos direitos da cidadania. Nesta edição, a 27ª, oito ministros do STJ foram homenageados.
João Otávio de Noronha, Luis Felipe Salomão, Mauro Campbell Marques, Antonio Carlos Ferreira e Moura Ribeiro receberam o troféu Sancho Pança, e os ministros Paulo de Tarso Sanseverino, Villas Bôas Cueva e Sebastião Reis Júnior receberam a homenagem na categoria Dom Quixote.
A presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, destacou que o troféu não é uma mera homenagem, mas um chamamento para que cada magistrado assuma mais responsabilidade em tempos de maior dificuldade enfrentados pela sociedade.
Sobre a premiação
O editor da revista Justiça & Cidadania, Orpheu Salles, participou em 1999 de uma homenagem ao presidente e ao vice-presidente do STF à época, ministros Carlos Velloso e Marco Aurélio. Na ocasião, foi entregue pela primeira vez o troféu Dom Quixote.
A partir de então, Orpheu Salles instituiu o troféu Dom Quixote como símbolo da revista, passando a concedê-lo às personalidades que se destacam na luta em defesa da ética, da moral e dos direitos da cidadania.
O troféu Sancho Pança surgiu em seguida para homenagear as personalidades que, já tendo sido agraciadas com o Dom Quixote, se mantiveram fiéis aos mesmos princípios.
Com informações da Revista Justiça & Cidadania
Fonte:STJnotícias