» 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão terá transmissão ao vivo

Publicado em: 20 de setembro de 2019

​Começa nesta quinta-feira (19) o 1º Encontro Nacional de Acessibilidade e Inclusão, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por meio da Comissão de Acessibilidade e Inclusão (ACI). O evento, que será realizado no salão de recepções do STJ (segundo andar do Edifício dos Plenários), terá transmissão ao vivo pelo canal do tribunal no rn rn YouTube, a partir das 9h.

O objetivo do encontro é estimular os órgãos do Poder Judiciário a implementar as normas e diretrizes da Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, da Lei Brasileira de Inclusão das Pessoas com Deficiência (13.146/2015) e da Resolução rn rn 230/2016 do Conselho Nacional de Justiça.

Participarão da abertura o presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha; o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, e a presidente da Comissão Multidisciplinar de Acessibilidade e Inclusão do STJ, ministra Nancy Andrighi.

Programa​​ção

Durante o encontro, haverá palestras sobre práticas que geraram valor de inclusão nas dimensões arquitetônica e urbanística; comunicacional e de serviços; tecnológica; gestão de acessibilidade e atitudinal.

Os palestrantes foram escolhidos por meio de edital de convocação, segundo a importância dos trabalhos apresentados. Entre eles, estão o ministro do STJ Sérgio Kukina, que abordará o tema “A inclusão nos ambientes de trabalho”, e o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) Sérgio Caribé, que apresentará a palestra “Um olhar sobre a deficiência”.

Marina Alonso, deficiente visual que trabalha como servidora do Juizado Especial Cível Central do Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP), apresentará seu projeto “Transposição de barreiras atitudinais”, expondo ações realizadas, resultados obtidos e oportunidades de melhoria observadas.

Confira a rn rn programação completa.

Clique na imagem para assistir: ​​

rn

Fonte:STJnotícias